Pense grande com a mentalidade de crescimento
Seu cérebro é como um músculo: Quando você assume os desafios e pratica até superá-los, os neurônios do seu cérebro criam conexões novas e mais fortes, construindo suas habilidades e sua confiança. As pesquisas mostram que as crianças que acreditam que podem ficar mais inteligentes apresentam melhores desempenhos em testes e desafios. Isso é chamado de mentalidade de crescimento—a crença de que sua mente pode se desenvolver e mudar através do seu esforço.
A prática a torna poderosa
A prática é muito mais do que fazer algo várias vezes. É o que ajuda você a aperfeiçoar suas habilidades e descobrir soluções para os problemas. Assim, você é capaz de ser melhor em qualquer coisa—na escola, nos esportes, nos relacionamentos e até para falar em público! Tudo começa com o primeiro passo, sem parar diante de uma situação difícil.
Toda boa oportunidade começa com uma dose de risco
Seu cérebro precisa abandonar a zona de conforto para se desenvolver e ter sucesso. Correr riscos pode ser assustador, mas também pode ser estimulante e recompensador. Todos temos uma “zona de risco diferente.” Se você está em pânico por causa do risco que escolheu, então não está pronta (AINDA!) para assumi-lo.
Para praticar assumir riscos, tente estas dicas:
- Manifeste-se na sala de aula: faça uma pergunta ou compartilhe sua opinião.
- Seja honesta sobre o que realmente deseja.
- Seja voluntária para conduzir um projeto.
Pratique estas palavras transformadoras
Uma mudança tão pequena quanto a sua escolha das palavras pode lhe dar o estímulo necessário para continuar. Experimente estas palavras:
- Ainda! Lembre-se de que embora não tenha conseguido ainda, você conseguirá se continuar tentando.
- Eu consigo.Você já duvidou de si mesma antes mesmo de tentar? Da próxima vez, tente dizer “Eu consigo” e experimente algo novo para provar a si mesma que está certa!
- Tipo Menina.Apenas 19% das meninas acham que a expressão “Tipo Menina é positiva.” Vamos mudar isso e fazer com que #TipoMenina signifique coisas incríveis!
Transformando passos em falso em passos adiante
Lembre-se de que não há problema em dar passos em falso ao longo do caminho. A questão não é SE você cometeu erros; o que aprendeu com eles é o que importa.
- Só cabe a você a forma de interpretar seus contratempos, seja para desistir ou para continuar!
- Seja gentil com você mesma, tenha com você a mesma atitude que teria com uma amiga.
- Reserve um tempo e pense no que deu errado, sem culpar a si ou aos outros.
- Tente de novo. E de novo. E de novo. Saiba que algumas vezes você precisa continuar tentando e testando jeitos novos se quiser ter sucesso.
Enquanto as mudanças em seu humor, confiança e necessidade de independência são normais, você tem o controle para saber se deve se concentrar nas coisas ruins ou no que é bom. Lembre-se, nada pode deter você!
Fontes:
- Mackey, Allyson P., Alison T. Miller Singley e Silvia A. Bunge. "Intensive reasoning training alters patterns of brain connectivity at rest." The Journal of Neuroscience 33.11 (2013): 4796-4803.
- Master, Allison. “Growth Mindset.” Entrevista por telefone. 16 de abril de 2015.
- Hill, Jess, Kathryn Bowers, Armistead Lemon, Elizabeth Baker e Jennifer Jervis. "Growth Mindset and Confidence." Entrevista por telefone. 20 de abril de 2015.
- Hill, Jess, Kathryn Bowers, Armistead Lemon, Elizabeth Baker e Jennifer Jervis. "Growth Mindset and Confidence." Entrevista por telefone. 20 de abril de 2015.
- Always 2014 Puberty & Confidence Survey. 2014. Procter & Gamble, Cincinnati. Pesquisa on-line com 1.300 mulheres dos EUA.