Embora mais de 25 milhões de adultos nos EUA tenha problemas de bexiga sensível, ainda é um assunto difícil de abordar, mesmo com o seu médico.Aliás, tantas mulheres evitam falar sobre seus sintomas, que as pesquisas mostram que, em média, demora 6,5 anos para que sejam diagnosticadas! Não faça parte dessa estatística!Não deixe de se divertir nem de realizar atividades normais do dia a dia só porque tem vergonha de falar com o seu médico sobre a sua incontinência urinária. Conversar com o seu profissional de saúde, seja o seu médico, urologista, ginecologista ou enfermeiro, pode ajudar a encontrar soluções para bexigas hiperativas que funcionem para você e o seu estilo de vida.
Falar sobre a sua bexiga sensívelMencionar a incontinência urinária não é fácil, mas há alguns dados que você precisa saber para sentir-se um pouco mais confiante durante essa conversa.
- Não é só você. Você certamente não será a primeira pessoa a falar sobre incontinência urinária com o seu médico. Os médicos estão acostumados com isso. É verdade!
- É uma conversa de mão dupla. Em segundo lugar, você só precisa começar a falar de incontinência urinária, o seu médico pode tomar as rédeas daí em diante. Os profissionais de saúde são treinados para fazer perguntas que os ajudarão a entender melhor o quadro geral. Formas fáceis de iniciar essa conversa podem ser: "Estou tendo que ir ao banheiro com muito mais frequência" ou "Eu preciso ir ao banheiro o tempo todo", ou mesmo "A minha bexiga não está segurando a urina."
- Estar preparada ajuda. Todo profissional de saúde dirá que quanto mais informações, melhor. Um bom diagnóstico depende muito das informações que você fornece ao seu médico durante a conversa. As perguntas listadas abaixo podem ajudar a facilitar uma conversa produtiva sobre a sua bexiga sensível com o seu médico, permitindo que vocês comecem a discutir os próximos passos.
Perguntas a serem respondidas antes da consultaEstas são perguntas que o seu médico ou enfermeiro provavelmente lhe fará quando você mencionar a questão da incontinência urinária. Prepare-se para responder a estas perguntas, para que o seu profissional de saúde possa fazer um diagnóstico melhor e ajudar a encontrar as soluções mais eficazes para você.
- Quando os escapes de urina ocorrem?
- Com que frequência você urina todos os dias?
- Com que frequência você se levanta no meio da noite para ir ao banheiro?
- Que quantidade de líquido você bebe diariamente?
- Você tem escapes de urina inesperados? Você tem escapes de urina quando espirra, tosse ou exercita-se?
- Os escapes de urina atrapalham o seu trabalho ou a sua vida social?
O seu profissional de saúde também pode decidir realizar um exame físico. Ele pode querer analisar como o seu abdômen se contrai. Ele também pode verificar a firmeza do seu assoalho pélvico quando você tosse.
O diagnósticoCom base na sua conversa, o seu médico provavelmente poderá diagnosticar as possíveis causas da sua incontinência e de que tipos de incontinência urinária você sofre. A partir daí, vocês podem colaborar para encontrar soluções para bexigas sensíveis que funcionem para você.